22 de maio de 2024

FAZER AQUI

Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

III Encontro do NUGS reflete avanços na construção de políticas para diversidade sexual e de gênero – IFSP

3 min read

Encontro contou com a presença de servidores, alunos e convidados no Campus Caraguá

–>

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2023, o Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Nugs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) realizou o seu III Encontro Institucional, com a temática (Im)possibilidades, estratégias e formas de construção e fortalecimento de políticas institucionais para a diversidade sexual e de gênero.

Participaram do evento servidores, estudantes e convidados, os quais tiveram impecável recepção por parte da Direção e equipe do Campus Caraguatatuba, onde foram realizadas as atividades. No auditório, a servidora Mariana Ricatieri, pedagoga do Campus Caraguatatuba, auxiliava os componentes do Nugs com sua notável hospitalidade e engajamento.

A abertura dos trabalhos foi realizada pela servidora Dione Cabral, assistente social do Campus Araraquara, que mediou a mesa com representantes do sindicato, o Sinasefe-SP, para conversar acerca das questões de gênero e diversidade sexual nas relações de trabalho dentro das instituições federais de educação e a recente criação de pastas específicas para atendimento de demandas de trabalhadores LGBTQIAPN+, negras, negros e indígenas.

Já o professor de filosofia Luciano Lira, do Campus Jacareí, realizou oficina com o uso da estratégia pedagógica do painel integrado para instigar a discussão sobre sexualidade e gênero, mobilizou e envolveu as pessoas presentes organizadas em pequenos grupos. Ao final da oficina, o compartilhamento geral das conversas fechou a atividade, não encerrando, e sim suscitando mais reflexões.

Na continuidade das atividades, a troca de experiências entre os campi aconteceu com participação do professor Ronaldo Costa Amaral, de Sorocaba, o professor Erik Ceschini Panighel Benedicto, do Campus Itaquaquecetuba, e a professora Rene Will Gonçalves Bernardes, do Campus Registro. O bate-papo girou em torno das semanas da Diversidade Sexual e de Gênero que acontecem anualmente em algumas das nossas unidades a fim de compartilhar sucessos, relatar dificuldades e buscar alguns indicativos de fortalecimento desse período previsto em calendário acadêmico, inclusive tendo como horizonte a abordagem do tema de forma efetiva e transversal durante todo o ano letivo no IFSP.

Um dos momentos mais marcantes do Encontro foi a apresentação do Coletivo Identidades, composto por um grupo de estudantes do Campus Jacareí. O coletivo narrou a criação de um espaço de estudo e, principalmente, acolhimento para adolescentes LGBTQIAPN+ e tem conseguido — senão garantir, pois a garantia deve envolver outros atores e políticas institucionalizadas — ao menos auxiliar no processo de constituição do importante senso de pertencimento para esses jovens dentro do Instituto.

Sendo assim, coube muito bem logo em seguida a discussão da construção do documento da Política de Prevenção e Combate à Violência envolvendo estudantes do âmbito do IFSP. A minuta da Resolução Normativa para a instituição da política que esteve sob consulta pública e será apreciada pelo Conselho Superior (Consup) em dezembro deste ano foi pauta de Oficina ministrada pela servidora Dione Cabral. Ela faz parte do Grupo de Trabalho que elaborou a proposta e debateu com o grupo aspectos fundamentais desse processo, em especial no que diz respeito aos procedimentos necessários para lidar com as diversas situações de violência às quais estudantes são suscetíveis.

Por fim, o debate de encerramento do Encontro contou com a honrosa presença da advogada Manoela de Barros, criminalista especializada em direitos das mulheres, e da codeputada estadual Carolina Iara, que milita em defesa das mulheres intersexuais e dos grupos mais vulneráveis. Elas trouxeram valiosas contribuições para o debate e responderam às perguntas da plateia, fechando o evento em altíssimo nível.

Compartilhe isso: