Agência Minas Gerais | Na abertura do Cosud, governador destaca trabalho conjunto entre os estados para trazer melhorias e avanços para o país
Porto Alegre é o palco da 10º edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que teve a abertura realizada, nesta quinta-feira (29/2), na capital do Rio Grande do Sul (RS).
O evento reúne governadores e secretários públicos dos sete estados das regiões Sul e Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
O governador Romeu Zema, um dos idealizadores do consórcio, participou do evento e destacou a importância do Cosud para conquistar avanços não apenas para o estado, mas também para o país.
“A união é a força. Estamos aqui representando os estados brasileiros do Sul e Sudeste. São regiões que concentram mais de 100 milhões de pessoas, o que corresponde a quase 55% da população do Brasil, além de responder por quase 70% da produção nacional. Portanto, é um grupo muito representativo e que pode contribuir muito para o desenvolvimento do Brasil”, disse.
Romeu Zema ressaltou, ainda, as similaridades entre os estados que compõem o Cosud.
“Somos estados dinâmicos, com uma produção robusta e demografia semelhante. Tudo isso faz com que possamos trabalhar juntos, de forma muito próxima, discutindo assuntos sérios que trarão melhorias e muito desenvolvimento econômico e social. Tenho certeza de que estamos no caminho certo”, acrescentou.
O governador anfitrião, Eduardo Leite, ressaltou a importância da presença de todos para, além das discussões técnicas, conhecerem mais sobre a história da capital gaúcha e do estado dio Rio Grande do Sul.
“O Cosud é um evento que tem a oportunidade de fortalecer esses laços, trocar experiências e, também, de receber visitas e poder mostrar a nossa cultura, gastronomia e entretenimento”, enfatizou.
Leite ainda destacou temas que estarão em pauta nesta edição, que segue até sábado (2/3).
“Vamos dar foco à discussão dos governadores na questão da segurança pública e nas ações articuladas para o enfrentamento da criminalidade, em especial das facções criminosas. O Brasil assiste com preocupação às movimentações de grupos organizados do crime e entendemos que precisamos estar ainda mais próximos nesta pauta. Vamos tratar também, naturalmente, sobre questões climáticas, ações de Defesa Civil, Meio Ambiente e sustentabilidade, que também têm sido pautas que exigem ações integradas”, reforçou.
Compromissos
Nesta sexta-feira (1/3), será o momento para os Grupos de Trabalho (GTs) discutirem temas das áreas 21 áreas elencadas nesta edição: de Meio Ambiente, Segurança Pública, Assistência Social, Cultura, Infraestrutura, Saúde, Esporte, Turismo, Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Eficiência na Gestão.
Os assuntos envolvem a mobilização dos governadores e gestores dos estados que compõem o consórcio. Ao longo do dia, o governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus também participarão de compromissos relacionados à programação.
No fim do encontro, no sábado (2/3), os governadores farão a leitura e assinatura em conjunto da Carta do Rio Grande do Sul, com novas diretrizes, e metas do consórcio.
Para o presidente do Cosud, governador de Santa Catarina, Ratinho Júnior, deve ser ressaltada a relevância do consórcio para o país.
“No começo, o objetivo era trocar ideias. Acabou dando tão certo que se consolidou como um consórcio formalizado nas assembleias legislativas. Sempre estamos aprendendo e é muito boa essa reunião entre o secretariado e a equipe técnica, porque acaba trazendo sempre ideias inovadoras e políticas públicas para nossos estados e para o Brasil”, concluiu.
Cosud
Criado em março de 2019, em Belo Horizonte (MG), o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) tem objetivo de fortalecer a cooperação entre os governos dos sete estados (Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e impulsionar ações econômicas e ambientais para o Brasil.
Com mais de 114 milhões de habitantes, esses estados respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Thanks forr youyr personal marvelus posting! I
truly enjooyed readikng it, youu maay be a great author.
I will be sure to bookmark your blig andd defginitely will come back very soon. I wwnt to encourage yyou continue youjr great posts, have a
nice morning!
Hey! Someone in myy Mywpace group shaed this site withh uus so I caqme tto check itt out.
I’m definitely loving thee information. I’m book-marking aand will be twedeting this to
mmy followers! Superb blog and wnderful design annd style.
What’s up, just waanted too say, I liked this article.
It was inspiring. Keep oon posting!
Definitely beelieve that which yyou said. Your favorite reasson sedemed too
bbe onn the nnet the eassiest thing to be awawre of.
I sayy to you, I definitely get irked while people consier
worris thast they ppainly ddo not knopw about. You managged tto hhit tthe nail
upon the topp aand defined outt tthe whole thing without habing
side-effects , people ccan takje a signal.Will likely bbe bacfk to gget
more. Thanks