Campo Grande cresce com ampliação de Emeis, área de lazer e empreendimentos – CGNotícias
Três empresas da construção civil assinaram, nesta quinta-feira (23), termos de compromisso com a Prefeitura de Campo Grande para ampliar três Escolas de Educação Infantil (Emeis) e construir uma nova área de lazer. As contrapartidas fazem parte da política de desburocratização da gestão municipal, que tem atraído investimentos, impulsionado a geração de empregos e ampliado a oferta de serviços públicos por meio de parcerias público-privadas.
A prefeita Adriane Lopes destacou que esse é um novo momento para a capital. “Estamos trabalhando para desburocratizar os processos na administração pública, com o objetivo de gerar resultados mais positivos para quem vive em nossa cidade”, afirmou.
Segundo a chefe do Executivo, antes a população não tinha conhecimento da contribuição da iniciativa privada.
“As pessoas precisam saber que não se trata apenas da construção de imóveis, mas de um planejamento que envolve melhorias reais — como escolas, áreas de lazer e espaços públicos —, que beneficiam diretamente a população. O município, sozinho, não consegue fazer tudo, mas com as parcerias avançamos muito mais”, completou.
A diretora-Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento (Planurb), Berenice Maria Jacob Domingues, pontua que Os termos de compromisso são oriundos de guias de diretrizes urbanísticas de 2021, 2022, 2023 e de 2025. “A formalização desses documentos tem grande significado para o Município, pois, por meio deles, o empreendedor se compromete a ampliar equipamentos públicos necessários, conforme a análise do Estudo de Impacto de Vizinhança e as demandas que surgem a partir da implantação desses empreendimentos em cada região.”
Representando a Evolução Urbana Ltda, o gerente de projetos da marca Jooy, Raphael Mandu, explicou que a empresa vai implantar uma área de lazer em uma praça pública no Conjunto Residencial Novo Sergipe, Bairro Novos Estados.
“Trata-se de um termo de compromisso vinculado ao empreendimento Jooy Casas, que será implantado em uma área subutilizada. É muito gratificante contribuir com o desenvolvimento urbano, ocupando vazios e promovendo melhorias na região”, disse.
Mandu também destacou que a iniciativa privada gera mais que empregos. “Estamos falando de áreas que estavam desocupadas e agora geram arrecadação para o município. O grupo está investindo fortemente em Campo Grande para fomentar a economia local.”
A empresa também recebeu licença ambiental para construir um multirresidencial com 197 unidades e quatro comércios, na Rua Monte Serrat, no Bairro Novos Estados. Essa é a primeira fase do licenciamento completo, que inclui a regularização ambiental antes da liberação do alvará de construção.
Já o superintendente do Shopping Bosque dos Ipês, do grupo Jereissati S/A, João Guilherme Braga, destacou que a empresa será responsável pela ampliação de 121,52m² da EMEI Profª Elza Francisca S. Maciel, no Bairro Noroeste. “É um benefício utilizar recursos privados para influenciar positivamente a vida das pessoas que moram em Campo Grande. Vamos contribuir com a educação das crianças daquela região”, afirmou.
O gestor de obras da MRV, Leonam Rodrigues Silva, também ressaltou o compromisso da empresa com o desenvolvimento local.
“Estamos muito felizes em contribuir com a sociedade e devolver um pouco desse desenvolvimento para a população. Todo empreendimento tem uma medida mitigadora, e ela sempre contempla a região onde o projeto será implantado”, pontuou.
A MRV será responsável pela ampliação de: 293,67m² da EMEI Antônio Mário Gonçalves, no Bairro Tiradentes, devido ao multirresidencial com 400 unidades na Rua dos Engenheiros; 186m² da EMEI Ayd Camargo César, no Bairro Lageado; e 100m² da USF Jardim Botafogo, no Bairro Pioneiros, referente a um empreendimento de 480 unidades na Avenida Senador Antônio Mendes Canale.
Com essas ações, a Prefeitura reforça seu compromisso com o crescimento planejado da cidade, aliando desenvolvimento urbano e melhorias na qualidade de vida da população.
#ParaTodosVerem As imagens mostra representantes dos empreendimentos, autoridades como a prefeita Adriane Lopes, e secretários.