CadÚnico da SAS recebe técnica do MDS para tirar dúvidas e alinhar ações – CGNotícias
A equipe da Central do Cadastro Único (CadÚnico) da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) recebeu a visita técnica da coordenadora-geral de Operacionalização do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Greziella Ferreira da Silva. A gestora esteve na Capital para participar de um seminário estadual sobre o Programa Bolsa Família e do 3º Encontro do Cadastro Único, que também contou com a presença da equipe da SAS.
Durante o evento, a gerente do Cadastro Único municipal, Mayara Ferreira, convidou a técnica para participar de uma roda de conversa com técnicos da SAS que atuam no serviço para esclarecer dúvidas sobre as mudanças na plataforma do programa executado pelo governo federal.
De acordo com Mayara, a visita de Greziella foi importante para o alinhamento do trabalho na Capital, já que o contato diário com o MDS é estritamente virtual, feito via e-mail, chat online ou WhatsApp. “Ela é uma das principais arquitetas do novo portal do Cadastro Único e a sua presença possibilitou a troca de informações e experiências com nossos técnicos. A equipe recebeu orientações sobre a execução da entrevista com o usuário, tornando o alinhamento muito mais próximo”, comentou Mayara.
Novo portal
O Portal do Cadastro Único está em vigor desde março e, embora seja um sistema nacional com previsão de levar mais de um ano para se estabilizar completamente, já demonstra uma mudança significativa e positiva no trabalho diário dos entrevistadores.
Um dos objetivos da visita de Greziella foi também orientar sobre os desafios e problemas técnicos que surgem na fase inicial de um sistema tão abrangente, garantindo que a gestão municipal consiga orientar e direcionar o trabalho executado na ponta do atendimento.
“Apesar de ser um sistema recente, a gestão municipal já construiu um fluxo de serviço bem definido, e a melhoria é perceptível para o usuário final”, revelou a gerente Mayara Ferreira. Com a introdução de novas funções, ao lançar o CPF da pessoa, o sistema agora busca automaticamente uma vasta gama de informações em outras bases de dados federais, como Receita Federal, CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O entrevistador, em vez de coletar todos os dados, agora foca em confirmar as informações que já foram migradas.
Impacto positivo
“A modernização do portal representa um marco para a política social e impacta diretamente os mais de 40 programas sociais que utilizam esses dados, como o PBF e o Benefício de Prestação Continuada”, disse Greziella.
A principal vantagem para o usuário é a agilidade e a simplificação do processo. O sistema automatiza o preenchimento, evitando erros e reduzindo o tempo de espera. Segundo Mayara, um processo que antes poderia levar de dois a três meses, agora pode ser concluído em apenas alguns dias, beneficiando o usuário em vulnerabilidade social que poupa tempo e recursos para se deslocar e fornecer informações que o Poder Público já possui.
No entanto, as técnicas ressaltam que o maior ganho da nova plataforma está na qualidade da informação e na focalização dos benefícios. Com a integração de sistemas, os dados não são mais baseados apenas na autodeclaração. “Esse cruzamento garante que as informações estejam muito mais alinhadas e confiáveis. Isso significa que o sistema de assistência pode se tornar mais seguro, evitando fraudes cibernéticas, e, acima de tudo, garantindo que os serviços e benefícios de transferência de renda estejam direcionados para aquelas famílias que realmente precisam ter esse acesso”, concluiu Mayara Ferreira.
Atualmente, a capital possui cerca de 178 mil famílias cadastradas no CadÚnico, desse total, 52 mil recebem o Bolsa Família segundo dados de setembro.
#ParaTodosVerem As imagens mostram a visita técnica na Central do CadÚnico da SAS.