Olimpíadas Escolares seguem nesta terça-feira com início das competições de futsal e voleibol
A maior edição das Olimpíadas Escolares Municipal de João Pessoa segue nesta terça-feira (22), com o início das competições de futsal e voleibol. Promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), o evento segue até o dia 9 de agosto e reúne 81 escolas da Rede Municipal de Ensino, em uma grande celebração que une esporte, educação e cidadania.
Realizada pela Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise), a programação envolve mais de 12 mil estudantes, que disputarão 14 modalidades esportivas, entre elas atletismo, natação, ginástica rítmica, judô, bocha paralímpica e vôlei de praia. As disputas irão acontecer nos ginásios das próprias escolas, além do Centro Administrativo Municipal (CAM), Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi) e Vila Olímpica Parahyba.
Para conferir a programação completa das Olimpíadas Escolares, clique neste link.
Durante a abertura oficial no Ginásio Ronaldão, na tarde desta segunda-feira (21), o clima foi de pura festa. A secretária de Educação e Cultura, América Castro, destacou a importância do evento como ferramenta pedagógica. “As Olimpíadas são mais do que competição: são uma celebração do esforço, da união e da alegria de pertencer à rede pública. Que cada aluno entre em quadra com orgulho e espírito esportivo, jogando com alma e coração”, afirmou.
Segundo o diretor da Defise, Theodan Leite, a programação é intensa. “Nesta terça-feira iniciamos com futsal em seis escolas e voleibol no ginásio do Centro Administrativo Municipal e da Escola Lynaldo Cavalcanti Albuquerque, no Bairro das Indústrias. Já na sexta teremos futebol de travinha e, no sábado, atletismo e os jogos dos anos iniciais com o Kids Games”, explicou.
Expectativa e emoção – A empolgação também tomou conta das escolas participantes. Na Escola David Trindade, a professora Marta Melo revelou que os alunos estão animadíssimos. “Estamos treinando desde o início do ano. A escola está toda envolvida e a expectativa de conquistar mais um troféu é grande. No ano passado levamos um para casa e agora queremos mais”, disse.
A estudante Paula Vitória, do 7º ano, vive sua primeira experiência nas olimpíadas com grande entusiasmo. “Estamos muito animadas. Treinamos bastante e queremos honrar nossa escola. Alguns já jogaram antes, outros não, mas todos se esforçaram muito. Vamos com tudo para passar de fase”, afirmou.
Já Ayla Beatriz, do 9º ano da mesma escola, também aposta na vitória. “A gente se preparou muito, treinou por meses. Mesmo sendo minha primeira vez, acho que temos muita chance de ganhar. O coração está a mil”, contou.
João Victor, da Escola Padre Pedro Serrão, expressou gratidão pela oportunidade. “É minha primeira vez nos jogos. Minha escola me deu muitas chances de crescer, faço cursos de espanhol, informática e sonho em viajar. Hoje, quero dar o meu melhor e quem sabe trazer o título para nossa escola”, declarou.
Devisson Yago, da Escola Leônidas Santiago, está confiante. “É meu segundo ano nas Olimpíadas Escolares de João Pessoa. Estou com muita expectativa e quero ser campeão. Vamos jogar com garra e trazer alegria para a escola”, disse com firmeza.