16 de maio de 2025

FAZER AQUI

Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Feira de Cordel é sucesso com apresentações de cordelistas e repentistas

A Feira de Cordel, continua neste mês de maio, transformando o Busto de Tamandaré, tradicional ponto turístico da Capital, em um espaço aberto para a literatura de cordel, música nordestina e para o artesanato regional. O evento, que acontece sempre às sextas e sábados a partir das 17h, faz parte da programação cultural promovida pela Prefeitura Municipal, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), exaltando a cultural popular e os artistas da terra. Nesta sexta-feira (16) se apresentam os cordelistas Claudinha Teixeira e Eduardo Nask e a sanfoneira Cristiane Villena. No sábado (17) quem se apresenta e a banda de forró Xote Nós 3. O acesso gratuito.

“A Feira de Cordel é um momento importante para Funjope e para a Prefeitura de João Pessoa, porque já há três anos temos estimulado e valorizado a literatura de perfil popular, e o Cordel é uma literatura que existe na Paraíba há mais de 100 anos, então nós estamos acolhendo e promovendo cordelistas, estamos integrando esses cordelistas a repentistas e, também, a ideia do forró pé de serra, o forró tradicional, num momento único. Então, os cordelistas estão participando de um processo de interação e de integração extremamente forte, junto, inclusive, com o seu próprio público”, enfatizou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

O projeto tem tido sucesso no Busto de Tamandaré. “Isso nos deixa muito contentes. Este ano, inclusive, pudemos agregar cordelistas de outros municípios como Itabaiana, de maneira que vamos promovendo esse processo de formação de um povo que valoriza o cordel e a própria recuperação da cultura cordelista no estado da Paraíba”, disse Marcus Alves.

Os turistas e pessoenses que forem ao Busto de Tamandaré nesta sexta-feira (16) vão curtir as apresentações dos cordelistas Claudia Teixeira e Eduardo Nask, além da sanfoneira Cristiane Villena. A cordelista Claudia Bom, preparou uma sequência de apresentações com quatro momentos poéticos, um em literatura de cordel e três em poesia. “As poesias são as seguintes: ‘Lá de onde venho, Descalço em solo quente’ (cordel), ‘Gosto de Nordestino’ e ‘Devoção do Nordeste’. Minha expectativa é que possamos conseguir tornar e manter a cultura popular ainda mais presente, que as pessoas possam se identificar através das apresentações”, contou.

O músico Suélio, da Banda Xote Nós 3, afirmou que está ansioso para a apresentação. “Vamos levar o melhor do forró. Vai ser mais uma oportunidade maravilhosa de compartilharmos um pouco da nossa paixão pela música. E fortalecer ainda mais os laços com a cultura da Paraíba e do Nordeste”, afirmou.

Feira de Cordel – Além de apresentações ao vivo de cordelistas, repentistas e trios de forró pé de serra, a feira traz também a tradicional literatura de cordel, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, sendo um espaço para fomentar a cultura popular com exposição e venda de cordéis e artesanato.