18 de abril de 2025

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Sistema inédito de cadastro irá agilizar atendimento e armazenar com segurança informações de usuários de Cras – CGNotícias

Os 21 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Campo Grande passarão a contar com uma ferramenta virtual inédita para gerenciar os atendimentos individuais dos usuários. O Siscap (Sistema de Cadastro para Atendimentos Particularizados), desenvolvido pelo psicólogo Cleber Xavier Junior, que atua na rede de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS). O sistema já foi apresentado aos coordenadores das unidades, e a partir da próxima semana começará a ser implantado nas unidades. O objetivo é padronizar o método de lançamento de dados coletados pelos servidores.

O sistema é voltado somente para a equipe técnica, Assistentes Sociais e Psicólogos. Atualmente, todo registro de atendimento para a família é realizado por meio de planilhas, fichas ou em softwares como Word e Excel. Com o Siscap, a família atendida pelo técnico terá um cadastro, um banco de dados, onde poderá ser registrado tanto os atendimentos como as solicitações de benefícios, criando assim um histórico desses indivíduos.

Além do controle no banco de dados, o sistema gera documentos com os dados desse usuário, reduzindo o tempo de execução do trabalho realizado pelo técnico, que hoje consome, em média, uma hora do atendimento. A expectativa, segundo a superintendente da Proteção Social Básica, Gizeli Mota, é que esse serviço seja realizado em meia hora. Dessa forma, os técnicos poderão atender mais usuários, agilizando toda a dinâmica dos serviços.  

“Algumas unidades utilizam até quatro instrumentos para lançar esses dados e toda vez que a família retorna ao Cras é preciso conferir todos esses instrumentos. Agora, enquanto o usuário é entrevistado, as informações já são lançadas automaticamente no novo sistema e ficarão armazenadas de maneira mais segura”, afirmou Gizeli, que explicou que o Siscap será utilizado exclusivamente nas solicitações de benefícios eventuais, como cestas básicas, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Ideia inicial

O Siscap foi implantado como um projeto piloto em 2020, no Cras Rosa Adri, no bairro Dom Antônio Barbosa, motivado pela alta demanda por benefícios eventuais da população local. Segundo Cleber, em média eram atendidas naquele ano, 300 pessoas por mês na unidade, sendo que pouco menos que a metade desses atendimentos estavam relacionados à concessão de algum tipo de benefício eventual.

Além disso, com a pandemia, surgiram muitas situações desafiadoras para a equipe técnica, já que o período foi marcado por diversas fragilidades devido ao aumento do número de solicitações de benefícios eventuais, com destaque para as solicitações de cestas básicas. “Tivemos o aumento do fluxo de trabalho e uma dificuldade de comunicação em equipe, devido às escalas de serviço. Por isso era necessário um sistema que controlasse de forma fidedigna todas as informações e solicitações realizadas pelos usuários. Todas as famílias atendidas nessa época possuíam uma ficha em arquivo que ficava guardada em pastas, por ordem alfabética, o que demandava muito tempo do técnico para procurar determinada pasta e anotar as novas informações de solicitações ou atendimento prestados”, explicou o psicólogo.

Frente ao desafio de elaborar um método eficaz de armazenamento de dados, Cleber começou a trabalhar na ideia de um sistema para organizar os atendimentos, tanto para otimizar o trabalho na unidade, quanto para melhorar a comunicação da equipe, sem que fosse necessário o contato com o técnico que estivesse em trabalho remoto. “Dessa forma, dediquei alguns meses de estudos e experimentações na tentativa da criação de um sistema de controle de atendimentos que pudesse ser prático, rápido, seguro, intuitivo e principalmente, que não utilizasse papel”, pontuou.

É importante frisar que o Siscap preconiza a Resolução CIT nº 4, de 24 de maio de 2011, que institui parâmetros nacionais para o registro das informações relativas aos serviços ofertados nos Centros de Referência da Assistência Social e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), além de obedecer a Lei nº. 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e demais normativas aplicáveis sobre a proteção de informações privadas.

Aprimoramento

A ferramenta foi desenvolvida a partir do programa Microsoft Access do Windows e toda a estrutura do novo sistema foi criada levando em consideração a agilidade e fluidez da consulta e registro de informações sobre as famílias atendidas pela equipe técnica,  responsáveis pelo controle e sigilo das informações prestadas.

“Estamos trabalhando para tornar o atendimento das unidades da SAS o mais ágil e confiável possível para o usuário. Além de padronizar o trabalho, o Siscap oferece segurança à equipe quanto às informações da família atendida, evitando a desinformação, por exemplo, na ausência do técnico responsável pelo atendimento, conservando um histórico de atendimentos e solicitações já realizados pelo usuário atendido”, frisou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento.

Por meio do sistema também é possível gerar relatórios de atendimentos técnicos padronizados, obter um mapeamento do território atendido fornecendo ferramentas para ações específicas nas demandas da comunidade, criar gráficos atualizados da quantidade de benefícios entregues por região do território e lançar relatórios e guias específicos que facilitam o atendimento técnico nas visitas domiciliares.

O sistema será aperfeiçoado continuamente com base em  pesquisas de satisfação periódicas, que permitirão ajustes na ferramenta, assegurando que ela atenda às necessidades das equipes e eleve a eficiência dos serviços socioassistenciais.

#PraTodosVerem: Na capa da matéria há uma foto que mostra a reunião de apresentação do sistema a servidores dos CRAS que receberão a ferramenta.

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