Ícone do site FAZER AQUI

Nova Iguaçu promove ‘Folia Segura’ por um carnaval sem assédio

Nova Iguaçu promove ‘Folia Segura’ por um carnaval sem assédio




Viviane Araujo, madrinha da campanha ‘Não é não! Respeite a decisão”, a secretária da Mulher de Nova Iguaçu. Doutora Roberta, e a secretária da Mulher do Estado, Heloisa Aguiar

Com o objetivo de conscientizar e combater o assédio durante o Carnaval, a Prefeitura de Nova Iguaçu, em parceria com a Universidade Unigranrio, vai promover, nesta terça-feira (25), o bloco Folia Segura. A ação, que conta com a participação da Secretaria da Mulher de Nova Iguaçu (SEMUNI), é aberta ao público. A concentração será em frente ao campus da universidade, em Nova Iguaçu, a partir das 9h.

A iniciativa busca reforçar a importância da prevenção ao assédio, constrangimento e violência contra a mulher, promovendo um ambiente seguro e respeitoso para todas durante a folia. O bloco contará também com a participação do Programa Empoderadas, oferecendo serviços de maquiagem e distribuindo materiais informativos. Ventarolas com orientações e contatos úteis serão entregues ao público pela equipe da SEMUNI.

O evento marca também o lançamento oficial, em Nova Iguaçu, da campanha “Não é não. Respeite a decisão!”, da Secretaria da Mulher do Estado do Rio de Janeiro. Acadêmicos de Direito do 3º período da Unigranrio, integrantes do Projeto de Extensão “Violência Diária”, estarão presentes para fortalecer a campanha dentro da universidade e ampliar a conscientização sobre os direitos das mulheres e os mecanismos de proteção disponíveis.

A Comissão Permanente da Mulher Advogada (CPMA) da OAB Nova Iguaçu/Mesquita também estará presente, reforçando a importância do selo “Não é Não!” como ferramenta para proteger vítimas e combater a violência de gênero em locais públicos, eventos e estabelecimentos de lazer.

Para a secretária municipal da Mulher de Nova Iguaçu e vice-prefeita, Roberta Teixeira, conhecida politicamente como Doutora Roberta, a mobilização é fundamental.

“A SEMUNI tem o compromisso de combater atos violentos contra mulheres e garantir sua segurança em todos os espaços. Nossa equipe está empenhada em assegurar que mais mulheres iguaçuanas se sintam seguras”, destacou.

O Folia Segura conta com o apoio do Programa Empoderadas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, reforçando o compromisso coletivo com um Carnaval de respeito, segurança e alegria para todas.

Sair da versão mobile