Prefeitura atendeu cerca de 300 pessoas com ações do Janeiro Branco na Rede Municipal de Saúde
Saúde mental
Prefeitura atendeu cerca de 300 pessoas com ações do Janeiro Branco na Rede Municipal de Saúde
05/02/2025 |
18:30 |
112
A Prefeitura de João Pessoa encerrou as atividades da campanha ‘Janeiro Branco’ atendendo cerca de 300 pessoas com ações de práticas integrativas. O mês foi voltado à sensibilização sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a programação contemplou até uma Caminhada Integrativa, promovida pelo Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (Nupics), que funciona no Parque Arruda Câmara (Bica).
Outra ação foi realizada pelo CPICS Canto da Harmonia, que promoveu um ‘Chá Terapia’, com a temática: Um caminho natural para o equilíbrio e bem-estar. “No Janeiro Branco, assim como em todos os processos de atendimento, os serviços de práticas integrativas Canto da Harmonia, Equilíbrio do Ser, NUPICS e Ecis Portal do Sol, desenvolveram ações voltadas para a conscientização dos cuidados com a saúde mental e emocional das pessoas, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico”, relatou Patrícia Margarete, gestora da área de Práticas Integrativas da SMS-JP.
De acordo com a Área Técnica de Práticas Integrativas da SMS-JP, as Práticas Complementares em Saúde (PICS) compreendem formas de cuidado às pessoas através de abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias leves, eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
“As práticas integrativas têm contribuído para melhoria da saúde mental e emocional das pessoas, por meio de ações efetivas e contínuas na Rede Municipal de Saúde”, destacou Carminha Amorim, terapêuta holística da SMS-JP.