XVIII Salão Municipal de Artes Plásticas segue aberto ao público até 31 de janeiro
Neste mês de janeiro os amantes da arte podem curtir a diversidade artística visitando o XVIII Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap) que conta com uma série de obras na Galeria Casarão 34, até 31 de janeiro, no Centro Histórico de João Pessoa. A abertura do Salão foi no último dia 6 de dezembro sob a coordenação da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) que esse ano homenageia a artista Rose Catão.
“O nosso Salão de Artes Plásticas tem grande importância para o nosso conjunto da política cultural da cidade de João Pessoa. Nesse período de verão, de férias, é significativo poder acolher esses artistas e sobretudo ofertar para a população uma opção de cultura e lazer focada nas artes. Esses artistas foram selecionados por meio de um concurso público, edital para garantir a legitimidade. Então, é uma das formas que a Prefeitura, por meio da Funjope, têm de abrir as portas para que mais pessoas tenham acesso a arte e a cultura de qualidade”, destacou Marcus Alves, diretor executivo da Funjope.
Vivian Santos, diretora do Casarão 34, explicou que o Samap busca incentivar a produção e difusão das artes visuais, bem como o acesso à cultura. Nesta edição, foram selecionadas 15 propostas de artistas visuais locais ou nacionais ou de pessoas radicadas no Brasil há, no mínimo, dois anos. “O Samap valoriza e fortalece a rica diversidade que permeia a Arte Contemporânea, celebrando a pluralidade de vozes e expressões, promovendo a democratização e acesso à cultura”.
Selecionados – Nesta edição do Samap os artistas selecionados foram Fabrício Dias, de Livramento de Nossa Senhora (BA), 1° colocado do evento com a obra ‘Fragmentos da Dor, 2, 3 e 4’; Samuel Maria, de Belo Horizonte (MG); Trexy, de Fortaleza (CE); Erik Kleiver, de Campina Grande (PB); Arnilson Montenegro, de Campina Grande (PB); João Genaro, de Bento Gonçalves (RS) e Riegulate, dos Estados Unidos (EUA), além dos artistas de João Pessoa (PB) Lucas Alves; Coletivo Verdeee + Billy; Caim Ismael; Lua Mousinho; Meiacor; Lonelas; Inara Marchi e Kivi Maerzi.
Casarão 34 – O Casarão 34 tem a missão de difundir as artes visuais locais e nacionais. Se trata de uma unidade cultural administrada pela Funjope, ligada à Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Serviço:
Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap)/Exposição Rose Catão
Período: até 31 de janeiro de 2025
Local: Casarão 34 – Praça Dom Adauto, Av. Visconde de Pelotas, nº 34
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h
Acesso: gratuito.