20 de janeiro de 2025

FAZER AQUI

Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Prefeitura de João Pessoa encerra 2024 com a capacitação de 200 mulheres em vulnerabilidade social

Uma nova vida a partir da conquista de um trabalho ou abrindo o próprio negócio. Essa realidade faz parte da vida de 200 mulheres em vulnerabilidade social que em 2024 se capacitaram em cursos ofertados pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SPPM).

“Estamos muito felizes em contribuir para a nova vida dessas mulheres. Algumas estão empregadas no comércio local, outras montaram seus próprios negócios em casa ou estão atendendo clientes a domicílio. É muito gratificante perceber que essas mulheres estão contribuindo tanto com o sustento do seu lar quanto para o desenvolvimento da economia local”, destacou Nena Martins, secretária da Mulher de João Pessoa.

Os cursos são ofertados a partir de uma parceria com o Instituto Nacional do Desenvolvimento Humano (Inad) e aconteceram no Espaço da Mulher Paula Adissi, localizado nas dependências da SPPM, no Paço Municipal. “No início dos cursos, a gente percebia que elas tinham um tipo de comportamento e depois estavam totalmente empoderadas. Mulheres que saíram do ciclo de violência, porque passaram a confiar mais em si próprias e a compreender que elas são capazes, que elas podem. Algumas que viviam relacionamentos tóxicos e compreenderam que poderiam muito bem ter outra vida. O apoio da prefeitura foi e é fundamental para esse recomeço de vida”, ressaltou a secretária.

Durante todo o ano, a SPPM realiza em diversas comunidades uma programação voltada às mulheres, com a oferta de cursos técnicos de Estética e Beleza abordando temas como maquiagem, design de sobrancelhas, depilação, manicure, pedicure, extensão de cílios, unhas em gel, corte de cabelo, além de curso de cuidador de idosos. A programação anual também inclui palestras e oficinas diversas. “Oferecemos capacitações com certificados, de onde as mulheres já saem prontas para o mercado de trabalho”, afirmou a secretária da Mulher.

Acolhimento – Além dos cursos, a Secretaria das Mulheres acolhe quem precisa de um apoio para sair do ciclo da violência doméstica, acolhe quem precisa de um curso para se capacitar, acolhe quem precisa de orientação jurídica.

“Dispomos de uma equipe capacitada e multidisciplinar que é composta por advogadas, assistentes sociais e psicólogas. E essa equipe junta consegue transformar a vida de mulheres de forma positiva e para melhor”, frisou Nena Martins.

Serviço – A Prefeitura de João Pessoa mantém uma rede estruturada para atender mulheres vítimas dos variados tipos de violência. Essa rede é composta pelo Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, a Ronda Maria da Penha, o Instituto Cândida Vargas e a Rede Municipal de Atenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Remav).

A Remav é gerida pela SPPM e tem em sua composição as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes); Segurança Urbana e Cidadania (Semusb); Saúde (SMS); Habitação Social (Semhab); Educação e Cultura (Sedec); Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest); e Desenvolvimento Humano e Cidadania (Sedhuc).

Canais de denúncia:

180 – Central de Atendimento à Mulher

197 – Polícia Civil

190 – Polícia Militar

153 – Ronda Maria da Penha

0800-283-3883 – Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (atendimento 24h)