SEPPM participa de feira de serviços alusiva à campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH-PB) realiza, nesta segunda-feira (25), uma feira de serviços alusiva à campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’ e lança o Guia de Rede de Enfrentamento e Atendimento às Mulheres, às 14h, no Parque das Três Ruas, nos Bancários.
“Esta segunda-feira, dia 25, é marcada pela luta mundial de combate à violência contra as mulheres, também chamado de ‘Dia Laranja’ e escolhemos esta data para lançarmos mais uma programação da nossa campanha mundial com objetivo de reforçarmos a luta pelo fim da violência contra as mulheres, ainda mais quando levamos em conta que a cada 10 minutos uma mulher é assassinada no mundo e a maior parte dos agressores está em suas próprias casas, são os atuais ou os ex-companheiros dessas mulheres”, destaca a secretária das Mulheres, Nena Martins.
Dentro da programação da campanha a Secretaria das Mulheres de João Pessoa realiza também o evento ‘Por Elas no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres’, na próxima sexta-feira (29), das 9h às 12h, na Fundação Casa de José Américo. Na ocasião será realizada uma palestra ministrada pela promotora de Justiça de Defesa da Mulher de João Pessoa, Rosane Araújo.
Nena Martins lembra que esta é uma campanha mundial, com 16 dias de ativismo, sendo que no Brasil se estende até 21 dias de luta pelo fim da violência contra as mulheres. A campanha se iniciou no dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra e vai até 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Serviço – As mulheres em João Pessoa contam com uma grande rede de apoio e acolhimento a mulheres vítimas de violência. A Prefeitura mantém uma rede composta por serviços diversos como o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, a Ronda Maria da Penha. o Espaço da Mulher Paula Adissi, o Instituto Cândida Vargas e a Rede Municipal de Atenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, responsável por promover a articulação entre instituições e serviços governamentais na esfera municipal para o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento de todas as formas de violência, doméstica e de gênero.
Canais de denúncia:
180 – Central de Atendimento à Mulher
197 – Polícia Civil
190 – Polícia Militar
153 – Ronda Maria da Penha
0800-283-3883 – Canal de acolhimento do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (atendimento 24h) e durante a semana, de segunda a sexta-feira, (83) 98695-3549, e das 8h às 17h, pelo telefone (83) 3213-7359.