GCM detém homem por violar medida protetiva e ameaçar ex-esposa no trabalho
Foto: GCM
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deteve um homem de 31 anos de idade, às 8h40 desta segunda-feira (1), por descumprir medida protetiva judicial, pois ele se aproximou da ex-esposa no local de trabalho dela e também a ameaçou de morte. O caso ocorreu na Vila Josefina, Zona Norte da cidade, e foi apresentado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
A mulher trans, de 43 anos de idade, foi quem acionou a GCM, por meio de alerta via aplicativo que protege vítimas de violência doméstica. Ao chegar ao local, os guardas encontraram o infrator em frente ao local de trabalho da vítima. Durante a abordagem, o indivíduo ofereceu resistência, mas acabou detido.
A vítima relatou aos GCMs que o infrator tinha exigido que ela ligasse para os pais dele. Após informar que não conseguiu contatá-los, o homem passou a proferir xingamentos e ameaças de morte contra ela e a mãe. O acusado apresentava ferimento na cabeça, resultado de um desentendimento anterior com quatro indivíduos, em que ele foi atingido com uma telha.
O homem recebeu atendimento médico na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte e foi levado à DDM. Na ocasião, foi elaborado o Boletim de Ocorrência por Descumprimento de Medida Protetiva de Urgência, conforme previsto no artigo 24-A, da Lei nº 11.340/06 (Lei Maria da Penha); e de Ameaça, tipificado no artigo 147 do Código Penal. O acusado acabou preso em flagrante e permaneceu à disposição da Justiça. O acusado já tinha passagem pela polícia e cumprido pena por homicídio.